Fiocruz Fiocruz
CPqAM
CYP • Coleção de Yersinia pestis

Serviços

Manutenção e Preservação de culturas

As cepas são preservadas de duas formas: em Agar sólido em geladeira (+8 a +10ºC) e no meio BHI / glicerol 25% em freezer -80ºC e mantidas no laboratório de Nível de Biossegurança 3 (NB3).




Fornecimento de cepas

Por se tratar de organismo de Classe 3 de risco biológico (OMS), assim como categoria A de agentes de bioterrorismo (CDC), o fornecimento de Y. pestis está restrito ao seu DNA. As amostras de DNA são doadas a partir da requisição de um cliente; não são comercializadas ou emprestadas. As amostras não são fornecidas para particulares, mas apenas para instituições reconhecidas, seguindo as normas vigentes de biossegurança.

A solicitação é feita mediante o preenchimento e envio do Formulário de Solicitação de Material Microbiológico que pode ser obtido junto ao curador ().

Depósito de cepas

São oferecidos também os serviços de depósito de isolados clínicos ou animais (mamíferos reservatórios/hospedeiros, insetos/vetores) ou outras fontes, recebidos de diferentes tipos de laboratórios mediante encaminhamento do solicitante por escrito. A categoria de depósito é de Depósito aberto (acervo de acesso público).

Caracterização e Identificação Taxonômica

A identificação é baseada nas características culturais, teste com bacteriófago específico e ensaios bioquímicos para determinar o biovar, além da determinação da susceptibilidade aos antibióticos.






Análise genotípica

Outro serviço prestado é a tipagem molecular dos isolados (genotipagem) com base nas seguintes metodologias: conteúdo plasmidial; perfil de proteínas de membrana externa; RAPD (random amplified polymorphic DNA); ribotipagem-PCR; MLVA (multiple-locus variable-number tandem repeat analysis); PFGE (pulsed-field gel electrophoresis); análise de locos CRISPR (clustered regularly interspaced short palindromic repeats regions) e detecção de marcadores de patogenicidade (PCR-multiplex).

As solicitações são feitas mediante o preenchimento e envio do Formulário para Solicitação de Identificação, Autenticação e Depósito que pode ser obtido junto ao curador ().


© 2018 Coleção de Yersinia pestis, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz